Mitos e Verdades sobre Energia Solar

Por se tratar de uma alternativa relativamente nova e desperta cada dia mais interesse, a energia fotovoltaica ainda gera muitas dúvidas para quem está buscando saber mais sobre o assunto.

Confira a seguir alguns mitos e verdades da energia solar:

A energia solar é cara:

MITO – Atualmente, o custo do painel solar diminuiu bastante. Com o avanço da tecnologia, a produção de energia solar também aumentou. O volume da procura fez a oferta pelo recurso ser maior, fazendo os preços caírem significativamente. Além disso, a eficiência dos painéis solares tem crescido, e levando em conta o preço da energia fornecida pela rede pública, os painéis solares se tornaram ótimos investimentos, possuindo excelente custo benefício.

O sistema fotovoltaico gera valor ao imóvel:

VERDADE – Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, os imóveis que geram energia limpa e utilizam soluções ecológicas, como a instalação de energia fotovoltaica, podem ter um acréscimo de valor entre 10% a 30%, devido ao potencial de incidência solar e a fonte de energia abundante no país. Ter um sistema de energia solar em casa é um investimento inteligente.

Os painéis não funcionam em dias nublados:

MITO – Os painéis produzem energia por meio da radiação direta da luz do sol, e não pela temperatura. Portanto, mesmo em dias nublados, a radiação solar difusa, mesmo que em menor intensidade, ainda é suficiente para gerar energia.

Os painéis solares reduzem a temperatura do ambiente:

VERDADE – Depois de instalados, os painéis solares fornecem sombra e contribuem para a geração de energia limpa. Pesquisas mostram que eles podem reduzir a temperatura de um telhado em até 3 graus Celsius. Isso ocorre porque o calor é absorvido pelas placas solares, em vez de ser diretamente transferido para o telhado.

Agora que você conhece alguns mitos e verdades sobre a energia solar, é possível perceber o potencial dessa fonte de energia renovável. Além de ser uma opção sustentável, a energia solar oferece benefícios econômicos e ambientais significativos. Considere explorar essa alternativa e contribuir para um futuro mais limpo e sustentável.

Gostou? Compartilhe com os amigos!
Facebook Linkedin Twitter Whatsapp Email